[RELATÓRIO]

Panorama de tecnologias aplicadas no agronegócio de biogás e biometano

Este relatório apresenta um panorama das tecnologias utilizadas em redes de produção e comercialização de biogás no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. A pesquisa também identifica desafios e oportunidades para a ampliação das cadeias de biogás no Sul do Brasil visando a diversificação da matriz energética nacional. Os resultados foram obtidos a partir de missões em campo, contemplando os três estados (PR, SC e RS). As visitas se concentraram em plantas cuja unidade de produção possuísse como matéria-prima processada substratos oriundos da: suinocultura, bovinocultura, avicultura, mandioca, leite e/ou efluentes oriundos do abate de animais.


As plantas foram identificadas a partir do BiogasMap, plataforma digital que possui o registro de unidades de produção de biogás, com aplicações elétrica, térmica e/ou biometano. Como resultado, foram selecionadas 58 plantas de biogás, sendo 36 unidades no Paraná, 14 em Santa Catarina e 8 no Rio Grande do Sul. Para cada planta foi realizado um levantamento técnico, financeiro e social, para compor o diagnóstico.

GEF Biogás Brasil - Aplicações do Biogás na Agroindústria Brasileira


Este projeto tem como objetivo reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e a dependência de combustíveis fósseis, promovendo o uso da energia do biogás e soluções de mobilidade dentro das cadeias de fornecimento agroindustriais no sul do Brasil e o fortalecimento da cadeia nacional de valor da tecnologia de biogás.

Preencha o formulário abaixo e acesse o conteúdo

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.